terça-feira, abril 20, 2010

Atender ou servir ao cliente

Costumo dizer que há uma distância considerável entre as empresas que atendem e as empresas que servem. Atendem aquelas que tem a necessidade de se comunicar com o cliente, atendem e pronto. As que servem vão além: mantém um relacionamento com o cliente, conhecem a fundo o seu perfil, suas necessidades e principalmente, suas expectativas. Acima de tudo tem paixão por pessoas, e interagem com o consumidor de forma apaixonada. Informações, conhecimento, proximidade. São pontos fundamentais para esse relacionamento. Pense nisso. E coloque aqui sua opinião.

8 comentários:

Danielle Lima disse...

Aula Atividade 13
NOME:Danielle Lima RA:898507
Natalia Silva RA:898707
Tainan Novais RA:776009

1)Empresas que atendem:Telefonica>atende o cliente e apartir deste contato conhece-o para solucionar problemas ou vender produtos;Hospital>atende seus clientes/pacientes pois o fluxo é grande e diferente diariamente seja pelas emergências ou consulta;Supermercado>o fluxo de clientes é muito intenso diariamente pode oferecer novos clientes e já os que já frequentam o estabelicimento não necessariamente com as mesmas necessidades da última compra feita.

Empresas que servem:Financiadora>para atendimento específico é necessário o conhecimento de dados relacionados ao cliente,que possibilita um atendimento com maior objetividade de acordo com a necessidade do mesmo;Empresa Área>empresa que trata seus clientes com simpatia,oferece conforto e vantagens;Salão de cabelereiro>o atendimento é de acordo com anecessidade e gosto do cliente.


2)Com toda a certeza nos dias de hoje é necessário que todas as empresas(serviços/produtos) se preocupem em perceber se estão conseguindo chegar e atender da melhor forma possível seus clientes.Atingir as espectativas dos clientes é importante para o lucro,a propagação da marca e menor perda possível de mercado.Observar os concorrentes também é de grande valia,assim pode ser observado fatores positivos que a empresa pode adotar e erros que não devem ser cometidos.

Fábio Silva disse...

O cliente e a alma do negócio, sem cliente não existe venda, sem venda não existe dinheiro, sem dinheiro não existe empresas e por ai vai.
Ou seja o cliente deve ter um merecido respeito e reconhecimento de sua importância, e é por isso que o cliente merece receber muita atenção e prestígio.

Anônimo disse...

Na nossa sociedade atual, as empresas que atendem são as líderes em reclamções como: Telefônica, Banco Santander, Vivo e outras destes setores da economia. Isto acontece por ter uma grande quantidade de clientes e fornece os seus serviços, principalmente no pós-venda, de baixa qualidade; um dos exemplos recentes foi a suspensão das vendas do SPEED da Telefônica até conseguir melhorar a sua infra-estrutura de rede. Estas organizações não buscam satisfazer as necessidades dos clientes; mas apenas tentam adequar os seus serviços no código do consumidor para não ser multados, e consequentemente não diminuir os seus lucros. Razão disto é que nem todos estarão satisfeitos com os serviços, mesmo com a melhora contínua do atendimento.
As empresas que servem são entidades modelos a ser seguidos como: Natura, Unilever; ondes as pesquisas de sugestões e criticas são atendidas, e o atendimento é rápido e eficaz.

Sem o cliente a entidade não sobrevive, por isso é necessário servir os seus consumidores com dignidade e respeito. Quando os seus clientes reclamam e não são atendidos pela organização, além delas não quererem consumir mais, elas fornecem imagens negativas para os alheios; exemplo recente foi a reclamação do novo COROLLA da Toyota, em Minas Gerais, onde o Ministério Público interveio com a suspensão das vendas, abalando negativamente a reputação da entidade.

RODRIGO - NOITE 2 - ADM

Marta disse...

Marta Cristina

Aula Atividade

As empresas de hoje podem escolher dois caminhos: simplismente atender os clientes sem formar um vinculo e torna-lo fiel ou servir o seu cliente buscando a melhor forma de atende-lo, conhecendo o seus desejos e necessidades e tornondo-se muiotas vezes um solucionador dos problemas.
Um exemplo de empresa que atende seria a Caixa Economica Federal onde mesmo o cliente expondo suas preferencias e necessidades o banco muitas vezes deixa a oportunidade passar e ignora o seu cliente, um exemplo de empresa que serve seria o banco Real que busca conhecer o perfil de seus clientes oferecendo serviços/produtos que tem relação com o mesmo.

Unknown disse...

Bem amado, não gosto de comentar porque sempre digo coisas que ninguém entende, devo ser maluca!Vamos la confusión: Será que o mecanismo "fast food" é o único que esconde monstros horripilantes por trás de seu funcionamento, ou estamos sendo cercados por praticidades cada vez mais perigosas para nossa vida? Sinceramente, hoje existe uma conspiração contra o ser e a favor da produtividade, contra a vida e a favor da rentabilidade, contra a saúde e a favor dos MC LANCHE FELIZ, contra o espírito e a favor da morte. Tenho nojo dos seres que estamos nos tornando, nossa única visão, nosso motivo, nosso resumo é o lucro sobre lucro, a qualquer custo, sobre qualquer coisa. Até a salvação dada por Cristo como um dom, como graça, hoje tem um preço de mercado. Sei que o ponto de vista que quer de nós "alunos" é algo mais mecanizado, mais objetivo, mas será que isso também não é uma escravidão imposta? Vocês se deslumbram com a tecnologia, com a sabedoria do homem, com o dinheiro. Enquanto isso eu me assusto ao ver que ninguém está satisfeito. O mundo se tornou um negócio, a vida um comércio, a história partiu-se em níveis hierárquicos, o passado nos lembra salários baixos, o presente está consumado pelo salário que queremos ter no futuro. Não entendo como cheguei no quesito salário se era pra falar de MC's felizes... (risos) Receba professor! Parei, senão logo estarei falando de cosméticos e TPM.

mmmlll disse...

MARTA GOIS DE SOUZA 939307
As empresas precisam ser “preparadas para servir ao cliente”, pois só assim irão obter algum sucesso neste novo mundo dos negócios. Será que elas querem servir ao cliente? Ou somente atender aos clientes, posto que é mais fácil e rentável a eles.
Sinceramente me questiono se existe alguma empresa realmente interessada em servir, procuro lembrar de alguma e só me vem a mente o salão de cabeleleiro que freqüento, pois a sra. que me atende sempre lembra o meu nome, a nossa ultima conversa, isso transcorrido 3 ou 4 meses, porém acredito que as empresas estão pouco interessadas em servir e sim em vender e obter lucros, sempre buscando estratégias de ganhos, pouco se importando com o cliente final, essa é a minha visão das grandes empresas no momento.
Muitas organizações não estão preparadas para esse fato. Para tanto, é necessária uma verdadeira mudança cultural, visto que os velhos paradigmas, relacionados ao tratamento e atendimento ao cliente, devem mudar
Mas o que é servir? Pois quando falamos de “servir ao cliente” pensamos logo em servidão, obrigação, punição ou escravidão, pois, como país colonizado pelos europeus, herdamos esta visão. Para muitos, o fato de servir ao outro denota humilhação. Foram séculos de tradição escravocrata, onde a mercadoria “escravo” era valiosa para a côroa portuguesa. Tanto assim que o Brasil foi um dos últimos países a abolir a escravidão. Por isso, o Brasil ainda vive a resistência em servir aos outros.

Cintia Braga disse...

Aula Atividade 13
RA 756807 Noite I - Cíntia Oliveira Braga de Freitas
Nos tempos atuais, em virtude das facilidades de mercado, e cada vez maiores o numero de empresas e serviços que são criadas todos os dias, gerando um aumento de oferta maior do que a procura, forçando ao equilíbrio dos preços e aumento na qualidade, então a única opção de alguns segmentos capaz de garantir um diferencial e fazer com que o cliente se sinta especial que ele possa perceber que não será apenas mais um a adquirir o produto ou integrar uma lista de cadastro, mas sim que ele é único, nem que seja por um momento, e que a empresa sempre vai estar disponível quando ele decidir voltar ou utilizar novamente seus serviços, essa estratégia deve ser aplicada a todos sem fazer nenhum tipo de restrição por classe social, religião ou raça.
Empresas que Atendem: Como de todos sabem, a empresa Telefônica tem recebido sérias reclamações no Procon em virtude dos constantes problemas enfrentados pelos seus clientes com relação aos seus produtos e serviços prestados. É fato que no último ano a empresa tem passado por uma série de mudanças internas, buscando minimizar a imagem negativa produzida pela insatisfação de seus clientes. Tal busca pela melhoria é evidenciada nas campanhas publicitárias atuais. Acredito que devemos ponderar, considerando que o numero de pessoas que utilizam seus serviços e consideravelmente maior em relação a outras diversas empresas, deste segmento ou similar, e que quanto maior a quantidade de clientes maior pode ser à margem de erro e insatisfação, pois sabemos que não é fácil atender e servir a todos os gostos e necessidades individuais de cada consumidor.
Empresas que Servem: Natura - A empresa Natura e conhecida mundialmente pelos seus Projetos de Proteção ao Meio-Ambiente, Sustentabilidde e Reintegração Social que funcionam em paralelo com a fabricação de seus produtos. A Natura possui um programa de Reflorestamento Continuo e promove o Uso de Embalagens Recicladas, além de estabelecer parcerias com diversas comunidades da Região Norte fornecendo trabalho a um grande numero de famílias através da colheita extrativista de sementes da floresta Amazônica. Possui um excelente programa de vendas onde podemos solicitar via Internet a visita de um representante que hoje estão espalhados por todo o pais.
Em tempos atuais, onde sabemos que os recursos naturais estão se esgotando e primordial que as grandes marcas, principalmente as que possuem influencia direta nas classes social mais baixa promova a consciência de preservação do nosso planeta. Sabemos que muitas dessas pessoas não te acesso a programas voltados para esse fim. Esse é o tipo de Marketing Institucional que gera resultados positivos sem limite, é por este e outros motivos que acredito que está sim é uma empresa que “SERVE”.

Unknown disse...

O filme foi muito interessante por que mostrou a persistência do jovem que acreditou no seu projeto até o fim ,teve uma oportunidade e não desperdiçou ,notei que não ouve marketing no produto final mais sim nas aprovações que foram feitas as, perguntas dos acionistas se era para crianças adultos etc.
Na apresentação em sala de aula, eu me convenci que ouve muitas oportunidades de marketing exemplo marketing nas aprovações, nos preço, no grupo interno mais pecarão no marketing externo não ouve.
Depois que veio a mídia instantânea ai começou a ficar mais conhecido, e Fidelisando seus clientes .
RA-741909