segunda-feira, março 30, 2009

Marketing Sustentável

Até quando as empresas vão entopir a mídia com estímulos ao consumo desenfreado e inconsciente? Me pergunto pois estamos na era de renovar, aproveitar, sustentar. Será que não é a horar de reciclar idéias e partir para um novo modelo de negócio onde se prioriza a qualidade e não a quantidade de consumo? O consumismo foi inventado no século passado e o homem perdeu a noção do que é importante. Não devemos largar tudo e viver no mato como um filme que vi neste fim de semana (Na natureza Selvagem) mas devemos pensar o que é de fato relevante, o que dá pra viver sem. Pense nisso....

segunda-feira, março 23, 2009

TUDO É PESQUISA?

Nem tudo... O mercado está recheado de casos de fracasssos ou mesmo de produtos mal posicionados. Não é a toa. No Brasil pesquisa é um problema cultural. As corporações a veem como gasto, não como investimento. É necessário "mover montanhas" para provar a importância de conhecer melhor o mercado e direcionar as idéias de forma eficiente.
A melhor maneira de matar um produto é vender uma imagem destorcida. Concorda?

sexta-feira, março 13, 2009

PRODUTO + EMPRESA = POSICIONAMENTO


Um produto de qualidade. O que é qualidade? É um produto bom, excelente, que supere ou atenda minimamente suas expectativas? Produtos de qualidade são uma premissa de mercado. É claro que existem cópias, piratas, mas não se sustentam. A tecnologia barateia o custo e o preço final dos produtos a cada dia. No futuro acredito que não haverá espaço para imitações e baixa qualidade.

A empresa, seus valores, identidade e reputação no mercado transfere para seus produtos a percepção de qualidade...

O preço posiciona um produto. Mas o consumidor quer pagar cada vez menos. Como um produto/serviço pode posicionar-se somente por preço?

segunda-feira, março 09, 2009

U2 Marketing on your boots


O lançamento do novo do U2 é um verdadeiro composto de marketing. Produto em várias versões, novo site, novo show e visual alinhado com a proposta do produto U2. Vamos analisar as estratégias de marca, no caso uma banda. Da mesma forma que uma empresa lança seus produtos e precisa sobreviver no mercado, um grupo de rock, mesmo que com décadas de existência, fãs (clientes) fiéis e credibilidade precisa se reinventar, se posicionar para sobreviver. A concorrência, (outras bandas) é agressiva. Coldplay, Killers atacam com qualidade em seus trabalhos. Como sobreviver a um mercado cheio de opções de qualidade? Como manter-se conectado às marcas por muito tempo? Pense nisso.... e veja o link abaixo com o novo cenário do show do u2.

quinta-feira, março 05, 2009

Comunicação x Propaganda

Comunicar é preciso! Vai além de fazer propaganda. Embora seja importante ferramenta para valorizar e ressaltar os produtos, a propaganda é uma técnica de marketing "forçada". As pessoas são impactadas por ela mas estão atentos as verdades que nela aparecem.
O que se diz da empresa ou produto é fundamental para avaliar a imagem de uma marca. Qual o discurso? Qual a personalidade da empresa? O que ela reflete no mercado? Pense nisso.

segunda-feira, março 02, 2009

O "Comportado" Consumidor

Cena do curta "Ilha das Flores", de Jorge Furtado
O consumidor atual pode ser classificado por idade, região de moradia, renda. Mas nada mostra quem ele é realmente quando acompanhamos seu comportamento. Social, cultural, familiar, de lazer. E até mesmo adquirindo bens e serviços... Reflito sobre a real noção que temos sobre nosso comportamento de consumo. Até que ponto somos conscientes ou impulsivos? Realmente conhecemos o processo produtivo para poder afirmar se o produto é responsável, sustentável...?