quinta-feira, maio 21, 2009

A cadeia de (DES)consumo


Numa cadeia desenfreada de consumo nos preocupamos com nossos desejos. As necessidades básicas. Nem lembramos. O que importa é o desejo. O modelo de negócio do mercado é baseado em EXTRAÇÃO - PRODUÇÃO - CONSUMO - DESCARTE, num ciclo que tem fim. Onde é o fim? O fim é no planeta!

O NOVO modelo pede a EXTRAÇÃO (PLANEJADA) - PRODUÇÃO (SOB DEMANDA) - CONSUMO (CONSCIENTE) - e ao invés de DESCARTE - REAPROVEITAMENTO - REUSO.

Tão simples como tão complexo. Não quer dizer para parar de produzir, parar de consumir e de desejar. Mas o novo modelo pede um fator fundamental: INTELIGÊNCIA. Para pensar antes de agir.

Pense nisso! Quais são as suas opiniões sobre esta cadeia de consumo e a relação das pessoas com produtos, serviços, marcas? Até que ponto podemos chegar?
Assita Ilha das Flores, o impactante documentário de Jorge Furtado sobre as relações de consumo e produção: http://www.youtube.com/watch?v=fXMMIMu2EXs&feature=related

3 comentários:

Unknown disse...

De fato as pessoas estão mudando a forma de “destruir o meio ambiente”. Se reeducando. Porém, ainda consomem desenfreadamente, de forma “consciente”, produtos ecologicamente corretos, que poluem e prejudicam em menor escala a natureza [ se comparados aos concorrentes .. rs]. Mesmo assim continuam consumindo. Alguns produtos importantes. Outros nem tanto e outros totalmente inúteis.

esse novo fator fundamental na verdade não exixte ! Se fossemos de fato repensar todas as nossas atividades o MUNDO simplesmente iria parar.

Gi Vidal disse...

Boa noite!
Olá Profª. Alexandre.

Referente ao consumo desenfreado da população em geral, isso se torna cada vez mais constatado. Vi esses dias nas telinhas que ficam dentro do metro que uma pesquisa feita com mulheres afirma que 60% do consumo que elas fazem é voltado para casa, e não com a vaidade, roupas, cosméticos. Creio que isso sejas verdade, pois não sou casada nem tenho filhos e o maior gasto que tenho é dentro de minha própria casa.
Gasto muito pouco comigo em relação a vaidade e vestimenta.
O fato de ser caseira ajuda, tenho hábito de todo final de semana fazer algo diferente na cozinha. (Tenho que engordarrr.... Coisa de mulher)...
Mas de fato, consumir é muito bom desde que seja de uma forma correta e sem agredir ao próprio bolso ou ficar devendo para alguém ou pior para o banco....

Marcelo774908 disse...

Bom Dia a todos. A décadas o ser humano vem poluindo o planeta com seus derivados de petróleo e a cada dia inventa uma maneira diferente de faze-lo. Vc realmente fica preocupado qual é o destimo do seu lixo? Seja sincero. Sem produção ou consumo não a evolução, mas sem platena não haverá nem produção ou consumo. Vamos ser consintes.