domingo, agosto 15, 2010

Miopia ou cegueira mesmo



Frequentemente nos deparamos com erros inacreditáveis nas nossas empresas. Empresas renomadas com reputação acima da média também recorrem nos mesmos equívocos. Atualmente qualquer erro é repercutido com a velocidade de um piscar de olhos e com a força multiplicadora de todos os consumidores e olhos atentos ao mercado.
Coloque aqui uma experiência pessoal neste sentido e qual foi o erro evidente da empresa que você escolheu para fazer o trabalho.
Abraço e sucesso!

11 comentários:

Suzete Moreira disse...

Esse vídeo me fez lembrar da empresa Olivetti que no fim do século XX tornou-se rara a utilização de máquinas de escrever sendo substituídas pelo computador. A empresa Olivetti, mesmo com tantos indicadores registrando que as tendências eram de modernização, ela insistiu na mudança dos seus PRODUTOS, deixando de enxergar que os CLIENTES queriam mais que simplesmente transportar informações para o papel. Fazendo um paralelo com a indústria ferroviária, as 2 empresas não olharam através dos olhos dos seus próprios clientes!
Abraços,
Suzete Moreira
Mkt - Noite I

Suzete Moreira disse...

Esse vídeo me fez lembrar da empresa Olivetti que no fim do século XX tornou-se rara a utilização de máquinas de escrever sendo substituídas pelo computador. A empresa Olivetti, mesmo com tantos indicadores registrando que as tendências eram de modernização, ela insistiu na mudança dos seus PRODUTOS, deixando de enxergar que os CLIENTES queriam mais que simplesmente transportar informações para o papel. Fazendo um paralelo com a indústria ferroviária, as 2 empresas não olharam através dos olhos dos seus próprios clientes!
Abraços,
Suzete Moreira
Mkt - Noite I

Unknown disse...

Falando da Telefônica, empresa escolhida para o case, o grande erro foi investir fábulas em publicidade, "Speedy é isso, Speedy é aquilo", e não investir na real melhoria do serviço. Muitas pessoas (inclusive eu) reclamavam da qualidade do serviço, mas não acontecia nada "grande", até que a Anatel a proibiu de vender o produto.
Infelizmente, ainda temos empresas prestadoras de serviços básicos que precisam serem obrigadas por lei para fazerem alguma melhoria. É fato que a Telefônica só não perdeu mais clientes (ainda) pela falta de concorrência.

SuperMairon disse...

Cegueira e sem dúvida das piores que existem. Todo o ramo de atividade ou profissional que não tem o anseio de melhorar e revolucionar o que faz, buscando novos meios de surpreender o consumidor,com atendimento de excelência e produto de alta qualidade. Estará fadado ao fracasso mais cedo ou mais tarde.

SuperMairon disse...

Cequeira, com certeza.Toda empresa ou profissional que não repensar o seu negócio sem medo de expandir fronterias e quebrar paradigmas, supreendendo o cliente , entregando produto e serviços de altissima qualidade, estará fadado a miopia e até cegueira

Domitila Wassano disse...

Como experiência própria em Miopia de Marketing, posso citar a empresa que trabalhei há alguns anos atrás, a Conectel. Pra quem não lembra, era uma empresa que prestava serviços de mensagens através de Bips. Foi soberana no ramo entre 1994 a 1998 e na época preocupou-se somente com os concorrentes diretos de empresas de pagers (Teletrim, Mobitel), ficando "miope" ao concorrente celular que entrava no mercado de telefonia com tudo. Em 1999 começou seu crescente declínio, mas, mesmo assim ela não foi capaz de contra-atacar, reposicionando-se como uma empresa de telecomunicações e não somente de telemensagens. Foi nessa época que resolvi abandonar o barco, pois estava prestes a afundar! Nas últimas notícias que tive da empresa, ela quase faliu, começou a trabalhar uma tecnologia similar ao Bip com rastreadores de carros, perdendo a oportunidade de continuar a reinar num mercado em crescente expansão na época. Para minha surpresa, em recente pesquisa na net, a Conectel continua no ramo de pagers e rastreadores, ou seja, persistindo na mesma miopia...será?
Quanto à empresa que meu grupo está estudando nesse semestre, a CVC, acreditamos ser um exemplo de não miopia de marketing, pois demonstra uma constante orientação para o cliente, visando as suas necessidades e adequando seus pacotes ao bolso de todos os interessados, além de proporcionar experiências inesquecíveis.
Domitila - Noite I MKT

Unknown disse...

Para o meu Case, meu grupo definiu o Metrô. Refletindo sobre seu crescimento e importância na vida de quem mora na grande São Paulo, percebo uma enorme Miopia, podemos até dizer uma cegueira como o citado no Post, o Metrô e a CPTM tratam seus “Passageiros” (melhor dizendo Clientes) com total desrespeito, assim como todo o transporte público. Vemos o projeto Expansão São Paulo como mais uma forma de Arrecadar votos, do que servir e melhorar a empresa.
Se compararmos com Londres, que em 2009 ganhou o prêmio de melhor metro da Europa estamos andando na contra mão, seus sistemas integrados, possui uma cobertura geográfica fantástica e somente no ano passado inaugurou nove novas estações.
Temos visto um projeto de conscientização dos usuários do Metrô e CPTM, porém pouco se faz para melhorar o embarque e desembarque, seria quase impossível evitar super lotações em horários de picos, mas poderia haver melhorias no embarque e desembarque.
Devíamos realmente ser tratado como Clientes!

Eduardo Di Lauro – Marketing Noite 2

GRUPO disse...

A miopia empresarial, ainda é um dos maiores males que afeta a humanidade, existe tanto para crescer e tão pouco é realizado para chegar a esse crescimento...
"Marketeiros univos para mostrar a luz às empresas que andam na escuridão..rsrs"

Unknown disse...

Como experiência própria ainda não tive oportunidade de presenciar miopia ou total cegueira da minha atual empresa. Mais em contrapartida, percebo que existe muita ineficácia quanto a divulgação de determinado produto, atualmente temos dois produtos fortes, que toda vez que saímos para algum tipo de evento eles tem uma vendagem grande. Porém mesmo ele sendo forte não é dado a ele o carinho necessário. Então acredito que isso seja um caso pequeno de miopia, mais que pode ser revertido ainda.

Unknown disse...

Na minha atual empresa acredito que o caso maior de miopia esta acontecendo em relação ao nosso produto mais forte.
Ele é quem pucha todos os indices positivo da empresa, porém não são tão bem divulgados, e muito menos a um carinho para com o mesmo.
Este produto pode se tornar ainda referência no meio no qua atua, porém a gerência deveria melhorar a atuação do mesmo e melhorar na divulgação.

Deise Mainieri disse...

Azul inaugura hoje linha de ônibus entre os aeroportos de Congonhas São Paulo) e Viracopos (Campinas); serão 12 horários por dia

A partir desta segunda (13/09), linhas de ônibus da Azul Linhas Aéreas Brasileiras vão ligar o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas, serão 12 horários por dia em cada uma das direções. O objetivo é facilitar o acesso dos clientes a Viracopos, de onde a empresa oferece mais de 150 voos por dia para 28 destinos em todo país. Por enquanto não haverá cobrança de tarifas.

Para usar o novo serviço não é preciso efetuar reservas, basta conferir os horários no site da companhia aérea www.voeazul.com.br) e se apresentar para embarque com a cópia do bilhete eletrônico ou o cartão de embarque (para os que já efetuaram o check in na Internet) e um documento com foto.

Os ônibus da Azul usarão um ponto de parada na área de desembarque do aeroporto (logo em frente em área de táxis), devidamente identificada com sinalização especial. Os veículos são equipados com ar condicionado, televisão e internet sem fio.

Fonte: AZUL

Deise
MKT Noite 1