sábado, agosto 22, 2009

Seminário de Comunicação discute rumos da mídia brasileira


A mídia brasileira, extremamente concentrada, manipula direciona nossa forma de pensar? Cinquenta por cento dos investimentos em publicidade estão na mão de 1 emissora de tv. Qual é o interesse da mídia em causar mais alarde do que informar? Cabe ao consumidor questionar, buscar pontos de vista distintos. O acesso está aí. Nunca foi tão aberto, democrático. E você? Como acha que o consumidor (você) pode contribuir neste processo?

8 comentários:

Tati Guedes disse...

É verdade,a mídia "lança" oque ela bem quer para seus telespectadores, manipulam, destorcem, mentem, enfim, uma série de coisas ruins, boas também...porém a minoria.
Ela faz uma lavagem cerebral ( obviamente para aqueles que deixam) para aqueles também que não tem uma opinião formada, exemplo disso são as guerras de audiência envolvendo até religião que estamos vivenciando no dia de hoje, a guerra das emissoras estão acirradíssimas, isto envolve mentiras de um certo canal que quer globalizar tudo....
Bom esta é minha opinião.............

wendel vicente da costa disse...

Na minha opinião a tv brasileira de canal aberto pouco oferece de importante para nossas vidas ,quando um jornal anuncia uma informação importante para nós tomarmos cuidado(tipo a gripe suina),passa uma informacão alarmante,assustando o mundo todo,eu acho que a gripe comum mata tanto quanto a gripe suina, apenas não é divulgado.De resto a tv só sabe passar novelas e programas ridículos, tipo big brothers e fazenda, e ainda tem pessoas que ligam para votar deixando as emissoras mais milionárias,sendo que podiam estar ajudando quem realmente precisa.Eu só assisto na tv aberta futebol,alguns filmes(quando passa um que presta)e jornal quando passa alguma coisa importante.Essa é a minha opinião. Wendel vicente da costa - ra 945508 Processos gerenciais - turma N2PGREHA

Sebastião Rogério disse...

O domínio de mentes atráves de conteudos visual e editorial não é previlégio de nós brasileiros isso existe em muitos países, o grande problema, nosso naturalmente, é que não discutimos o assunto como sociedade; não temos representantes neste meio. O Seminário de Comunicação é um grande instrumento para fazer valer nosso poder de influenciar. O cheiro ruim de coisa errada nos meios de comunicação vem de tempos, não há santos e nem mocinhos, mas agora é hora de conhecermos e discutirmos esse domínio de poucos que influenciam muitos.

Gisele disse...

A Mídia ela realmente de um certa forma manipula os telespectadores, mas acredito que para as empresas é uma forma de vender seus produtos e muitas dessas vezes só compramos algo por que a mídia nos trouxe ao produto.

Gisele disse...

É verdade que a mídia manipula os telespectadores, mas para empresas é uma forma de mostrar seus produtos e muitas dessas vezes só sabenos de tal produto através da mídia que tem seu lado bom e o ruim

Domitila disse...

Olá....gostaria de dar minha humilde contribuição aqui a respeito da importância das conferências como instrumento legal de elaboração de políticas públicas à todos aqueles que não conhecem ainda este movimento. Pela primeira vez, está se pensando em políticas voltadas aos meios de comunicação, monopolizados por uma minoria e é importantíssimo a participação popular nesta construção. Como disse um colega no dia do seminário, não somente dos profissionais da área, mas também dos próprios telespectadores, ou seja, a população em geral que dá ibope a uma ou outra emissora. Trabalhei 8 anos na Secretaria da Saúde de Guarulhos e tive a oportunidade e participar da organização de 2 Conferências de Saúde. Por ser um movimento mais antigo, a participação popular já é bastante consolidada. Nas conferências municipais, são formuladas propostas de ações e melhorias que são levadas à Conferência Nacional por Delegados, ou seja, representantes eleitos pela população e podem virar políticas públicas para os próximos anos. Ou seja, é a população e profissionais da área dizendo ao Governo o que fazer!
Portanto, mãos a obra e vamos participar!!!

Anônimo disse...

Ronaldo.g de lima RA: 917708 processos de gestão empresarial n.2 s.26a
Bom dia.esse assunto e muito complexo,porém a midia sempre foi desleal mas nos dias de hoje metas,lucros maiores são cobrados,assim eles usam esse meio de comunicação para atingir clientes.A emissora x até alguns anos atrás não tinha concorrência isso mudou as uns tr~es anos quando entrou a emissora y,e assim o telespectador fica no meio desse fogo cruzado,por isso esss seminarios de comunicação tem que ser feito cada vez mais,pois temos o direito e dever de cobrar uma televisão voltada parao publico e não interesses de pessoas sem nenhum compromisso com o publico.

Marcia disse...

A atividade de mídia é muito valorizada, pois é considerada essencial na gestão dos processos de comunicação das empresas, para manter e ampliar o valor de uma marca ou serviço, mas por outro lado ela traz muita coisa “pobre”, em minha opinião os canais abertos, principalmente, têm pouca cultura e estes programas são o que tem o maior índice de audiência, isto é preocupante.....