terça-feira, agosto 21, 2007

Às vezes marketing*

Conheço certos termos de marketing que causam arrepio aos estudantes da disciplina. Marketing viral, marketing de nicho, marketing global, marketing tudo... Afinal... o que é marketing. Tudo é marketing? Ou será que são termos adaptados de uma disciplina tão antiga quanto a filosofia.

O termo marketing, que deveria englobar tudo vem de Mercadologia, ou seja, estudo dos mercados, estudo profundo, suas variáveis, realidades e projeções. Marketing, o termo em inglês é assertivo e significa, acima de tudo, agir no mercado.

quinta-feira, agosto 16, 2007


Vamos falar sobre comportamento de consumo. Nada mais atual, contemporâneo e moderno. Mas já pensou que consumo e comportamento existem desde que as pessoas vivem na terra. Da caça para sobrevivência, da descoberta do fogo, da roda. Tudo que rege a necessidade e desejo de consumo que temos há tempos.
Hoje o consumidor está mais sofisticado, consciente e sabe que pode influenciar os fabricantes, empresas e marcas. Cada um conhece o poder que tem na sociedade, mesmo que inconsciente.
Desde os fatores que nos influenciam e moldam nossa personalidade até o desejo despertado por um estímulo externo de marketing. Todos temos responsabilidade.