quarta-feira, junho 22, 2005

O que você come, bebe, veste, fuma, usa?

Depende da influência que a sociedade, diga-se marketing, exerce sobre você. Há tempos as pessoas têm sido influenciadas pelo poder do marketing. Na alimentação, na forma de se vestir e nos lugares que freqüenta. Mas, desde tempos imemoráveis temos o hábito de copiar para ser, para fazer parte de um grupo, para nos sentirmos amados. Será que a influência do marketing existe antes mesmo da sociedade de consumo? Acredito que sim.
Vamos lembrar que mesmo com a ausência de marcas bem sucedidas e da sociedade tal qual a conhecemos, os seres humanos buscam uma identidade própria, seja pela competição, pela demonstração de força ou mesmo pela sobrevivência. Desde os primatas que saíam por necessidade, buscavam o sustento de sua família e precisavam competir num ambiente extremamente selvagem. Hoje, o homem moderno busca competir para sobrepor-se aos demais, também num ambiente de selvageria. Mas, mais do que isso, ele quer se encontrar. Usa o marketing como ferramenta poderosa e seu grande aliado... do seu ego. Quando bem pensado pode trazer algo bom ao consumidor: a liberdade de escolha.
O consumidor sabe o que quer, mas nem sempre o que precisa. Portanto nos são empurradas roupas, comidas, produtos e marcas que podem nos traduzir como pessoa importante, útil para a sociedade. Mesmo que inconsciente, quem não quer ser algo mais? Quem não quer ser relevante pra alguém ou pra muitos?
Atento ao que como, bebo, visto, fumo ou uso percebo minha identidade nesta sociedade onde o marketing influencia, rege e domina as atitudes e forma personalidades. São signos que podem dizer muito sobre quem você é e de que você faz parte.

Um comentário:

Lara Bottas disse...

o que você fuma é uma boa pergunta...

hahahaha